
Lavernier Festival Lagoa 2018
5° Festival International de Lagoa (Portugal)
Procurámos criar, este ano, uma programação horizontalmente mais alargada que legitimasse a vontade de fazer expandir as fronteiras da guitarra e do concelho, dando nota não só da sua versatilidade como do diversificado conjunto de sonoridades, géneros e culturas musicais. Do mesmo modo, demos lugar a um dinamismo envolvente que conjugasse a cultura mais tradicional com a prática artística mais contemporânea, num ambiente físico de grande singularidade monumental e ambiental – à semelhança do ano passado – mas tendo como pano de fundo o tema que o município propôs para este ano: “Lagoa, Cidade Educadora”. Reconhecemos, por tudo isto, que o 5º Festival Internacional de Guitarra ee Lagoa constituirá, uma vez mais, um foco de atenção turística único e contribuirá para a projeção e notoriedade da cidade além-fronteiras, dinamizando, cada vez mais, o turismo do concelho e do Algarve, proporcionando, em cada ano, um momento de reflexão e de proximidade das gentes de Lagoa à temática estratégica do Município. Nesse sentido é justo lembrar as palavras do Sr. Presidente da edilidade: «(…), este mandato, decidimos pegar em causas. E começamos por aquilo que consideramos que é mais estruturante, a base da nossa cidadania, que é a educação. (…) a educação não se esgota nas escolas. Toda a sociedade deve ser educadora e todos os cidadãos são recetores de educação»
Já com quatro edições realizadas, podemos constatar que o Festival se tem constituído, assim, como um meio de promoção e bem-estar dos residentes e visitantes, ao permitir diversificar a economia local e ao representar uma possibilidade de aumento de oportunidades para os comerciantes, para o setor hoteleiro do concelho, no fundo, para o dinamismo da vida da cidade de Lagoa.
Assim, o 5º Festival Internacional de Guitarra ee Lagoa, procurará entrelaçar e integrar um conjunto de iniciativas que respondem aos desafios das entidades autárquicas e aos anseios da população. Iniciativas que nascem com a programação alargada de concertos de guitarra durante três fins de semana de setembro e que se estendem e se concretizam, paralelamente, num leque de ações que interagem, por exemplo, com os mais diversos setores de atividade: a guitarra vai às escolas; a guitarra e a gastronomia; a guitarra e o vinho; a guitarra e a natureza.
Info: http://www.festivalguitarralagoa.pt/christian-lavernier-pt.php
—————————————————————-
CHRISTIAN LAVERNIER
TRIBUTE TO MARIO CASTELNUOVO-TEDESCO
“AN ITALIAN IN BEVERLY HILLS”
In the twentieth century an Italian marks the history of classical and modern music. That Italian was Mario Castelnuovo-Tedesco. Born in Florence on April 3, 1895, he moved to Beverly Hills in 1939 to escape the racial laws. From here he will continue to write works that made him famous all over the world, especially for the classical guitar repertoire. At the same time, he signs the soundtracks of holliwoodian masterpieces and he trained up composers who have made the history of cinema, one above all John Williams.
Fifty years after his death, a new project celebrates its greatness through one of his most inspired works. A selection from Op.190 (1960) is reproposed in his Segovian guise (solo instrument), accompanied by poetic references to the work of Juan Ramon Jimènez.